Fichamento
Livro: Evolucionismo
Cutural
Texto: A sociedade antiga
Autor: Lewis Henry Morgan

dedicada principalmente a
estudos clássicos. Por sugestão de Morgan, a associação mudou seu
nome para Grande Ordem dos
Iroqueses, numa alusão aos índios desse grupo que viviam nas redondezas.
No final de 1844, Morgan mudou-se para
Rochester, onde abriu um escritório de advocacia. Nesse mesmo ano, durante uma
visita a Albany, conheceu casualmente, numa livraria, um índio, filho de um chefe
iroquês da tribo dos Seneca, batizado com o nome cristão de Ely Parker. Ele
convidou Morgan a encontrar-se naquela mesma noite com alguns chefes de sua
tribo, hospedados num hotel da cidade.

Encorajados por Parker, Morgan e seus
colegas fizeram visitas às reservas indígenas. Numa delas, em outubro de 1846,
Morgan foi adotado como guerreiro Seneca do clã do Falcão, com a restrição de
não poder acompanhar os rituais mais secretos. Pouco depois a Grande Ordem foi
se dissolvendo, devido em grande parte ao fato de que seus
"guerreiros" foram tendo que ganhar a vida e ocupar-se mais de outros
negócios. Mas o interesse de Morgan continuou, e ele logo tornou-se
inquestionavelmente o maior especialista americano nos Iroqueses, passando a
escrever vários artigos.
Foi também o responsável
por montar uma coleção de objetos indígenas para o New York Museum.
Em
1851, Morgan consolidou o que aprendera sobre os Iroqueses em The League oftbe Ho-déno-sau-nee, orlroquois
[A Liga dos Ho-dé-no-sau-nee, ou Iroqueses], O livro foi dedicado a Parker,
apresentado como um "pesquisador associado". Morgan dizia que o objetivo
do livro era "encorajar um sentimento mais bondoso em relação aos índios,
baseado num conhecimento mais verdadeiro de suas instituições civis e
domésticas, e de suas capacidades de futura elevação."3 Para dar maior
credibilidade ao seu testemunho, Morgan invocava a autoridade de quem manteve
"relações freqüentes" com os iroqueses e o fato de ter sido
"adotado" por eles. Nos anos seguintes, Morgan fez fortuna como
advogado de empresas de estradas de Homem Seneca ferro de mineração.

Fichamento do texto:
- Sabemos que a humanidade
existiu na Europa durante o período glacial, e até mesmo antes do seu começo,
havendo toda a probabilidade de ter sido originada numa era geológica anterior;
- Como a provável extenção
da carreira da humanidade está ligada a períodos geológicos, exclui-se, de
antemão, qualquer medida limitada de tempo. A existência da humanidade
estende-se pelo passado imensurável e se perde numa vasta e profunda
antiguidade;
- A selvageria precedeu a
barbárie em todas as tribos da humanidade, assim como se sabe que a barbárie
precedeu a civilização;
-
De um lado temos as invenções e descobertas e de outro, as
instituições sociais e civis. Essas quando organizadas e comparadas, tendem a
mostrar a origem única da humanidade, a semelhança de desejos humanos em um
mesmo estágio de avanço e a uniformidade das operações da mente humana em
condições similares de spciedade;
- Toda sociedade passa por
três períodos: o período da selvageria, o período da barbárie e o período da
civilização;
- A humanidade começou sua
carreira na base da escala e seguiu um caminho ascendente, desde a selvageria
até a civilização. Essas três distintas condições estão ligadas umas as outras
numa sequência de progresso;
- Os fatos indicam a
formação gradual e o desenvolvimento subsequente de certas ideias, paixões e
aspirações. Além das invenções e descobertas, essas ideias são a subsistência,
governo, linguagem, família, religião, vida domestica e arquitetura e
propriedade;
- Segue uma tabela que
define as caracterpisticas de cada período:
I. Período inicial
de selvageria
|
Status inferior de
selvageria
|
Da infância da raça
humana
até o começo do próximo
período.
|
II. Período
intermediário de
selvageria
|
Status
intermediário de
selvageria
|
Da aquisição de uma
dieta
de subsistência à base
de
peixes e de um
conhecimento do uso do
fogo até etc.
|
III. Período
final de
selvageria
|
Status superior
de selvageria
|
Da invenção do
arco-eflecha
até etc.
|
IV. Período
inicial de barbárie
|
Status inferior de
barbárie
|
Da invenção da arte da
cerâmica até etc.
|
V. Período
intermediário de
barbárie
|
Status
intermediário de
barbárie
|
Da domesticação de
animais
no hemisfério oriental
e, no
ocidental, do cultivo
irrigado
de milho e plantas, com
o uso
de tijolos de adobe e
pedras,
até etc.
|
VI. Período
final de barbárie
|
Status superior
de barbárie
|
Da invenção do processo
de
fundir minério de ferro,
com o uso de ferramentas
de ferro, até etc.
|
VII. Status de
civilização
|
Status de
civilização
|
Da invenção do alfabeto
fonético, com o uso da
escrita, até o tempo
presente.
|
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